Considerando as modernidades tecnológicas e as possibilidades do uso do Metaverso para reabilitação, criamos o metaverso.rehab. Um ambiente para divulgar, informar e atualizar profissionais da saúde, familiares, sociedade e pessoas com deficiência sobre os avanços e perspectivas do Metaverso para a reabilitação.




INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, o conceito de Metaverso ganhou destaque como uma realidade virtual expansiva e interativa onde os usuários podem interagir entre si e com objetos digitais em diferentes ambientes imersivos. Acredita-se que esta tecnologia emergente não apenas transformará a forma como nos entretemos e nos comunicamos, mas também promoverá avanços significativos no campo da reabilitação.



Estudar o Metaverso para:

(a) identificar dificuldades e facilidades;
(b) desenvolver novas tarefas virtuais para a reabilitação;
(c) direcionar como utilizar ambientes virtuais para auxiliar nas melhoras estruturais, atividades e participação social é fundamental para a reabilitação e inclusão social.


Outra necessidade na reabilitação é o desenvolvimento de um ambiente de comunicação, onde é possível informar profissionais da saúde, familiares e pessoas com deficiência sobre os benefícios do uso de realidade virtual no processo de recuperação física, cognitiva e emocional.

Aqui estão alguns pontos que destacam a importância de estudar o uso do Metaverso para reabilitação:

Acessibilidade: O metaverso pode oferecer uma forma de terapia acessível para pessoas com limitações de mobilidade ou que vivem em áreas remotas, permitindo que participem de programas de reabilitação sem sair de casa.

Personalização: A natureza flexível e personalizável do metaverso permite que os terapeutas adaptem as experiências de reabilitação de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, criando ambientes virtuais específicos para abordar desafios e metas de reabilitação.

Motivação e Engajamento: A imersão e interatividade proporcionadas pelo metaverso podem aumentar significativamente a motivação e o engajamento dos pacientes durante as sessões de reabilitação, tornando os exercícios mais divertidos, desafiadores e gratificantes.

Feedback em Tempo Real: O metaverso pode oferecer feedback em tempo real sobre o desempenho do paciente, permitindo que os terapeutas monitorem o progresso e façam ajustes imediatos nas estratégias de intervenção conforme necessário.

Treinamento de Habilidades Funcionais: O metaverso pode simular várias possibilidades de situações do mundo real, proporcionando aos pacientes a oportunidade de praticar e aprimorar habilidades funcionais, como mobilidade, coordenação motora, habilidades cognitivas e sociais, de uma forma segura e controlada.

Integração Social e Comunitária: O metaverso pode facilitar a integração social e comunitária para pessoas em processo de reabilitação, permitindo que se conectem com outros pacientes, terapeutas e membros da comunidade em ambientes virtuais colaborativos e de suporte.

Texto adaptado do chatgpt por Carlos Bandeira de Mello Monteiro



Responsável científico pelo metaverso.rehab – Prof. Dr. Carlos Bandeira de Mello Monteiro -



Fisioterapeuta e Professor de Educação Física. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, Doutor em Ciências na área de Neurologia. Pós-doutorado em Saúde Pública. Estágios na Vrije University (Amsterdam-Holanda) e na Oxford Brookes University (Oxford-Inglaterra). Visitas técnicas com parcerias em artigos científicos publicados sobre realidade virtual na reabilitação com as Universidades de Oxford, Cambridge, Harvard, Bournmouth, Exeter e Surrey. Atualmente é coordenador do grupo de Pesquisa e Aplicação Tecnológicas em Reabilitação (PATER-USP) e professor da Universidade de São Paulo com orientações de mestrado, doutorado e supervisões de Pós-doutorado sobre o desenvolvimento e aplicação de tarefas virtuais para reabilitação motora e cognitiva.